Lutar, até que o povo acorde. Neste blog publicarei as minhas opiniões e a de outros com as quais concorde. Denunciarei as injustiças e a corrupção de forma simples e pragmática para que os mais desatentos entendam a forma como somos roubados, por quem e para quem. Fá-lo-ei de forma anónima, usando o mesmo principio do voto secreto, e porque quero poder dizer o que penso sem condicionalismos de espécie nenhuma. Embora pensemos que vivemos num país democrático, o certo é que cada vez mais somos controlados pelos poderes e corporativismos instalados, que não olham a meios para atingir os fins.

É importante saber que não tenho partido, religião, clube ou qualquer outra doutrina ou forma de associativismo que condicione a minha forma de pensar. Tento estar atento ao que me rodeia e pauto-me pela independência, imparcialidade, justiça e bom censo.

Para uma melhor optimização da visualização do blog ao seu browser, enquanto pressiona a tecla "Ctrl", rode o cursor do rato e ajuste o blog ao seu monitor.

2015/09/08

O Problema dos refugiados

Tenho visto publicações no facebook a avisar do perigo de receber muçulmanos em massa, onde se mostra como são um povo bárbaro, fanaticamente religiosos, e outros, que apelam à nossa solidariedade.

Este tema dos refugiados é bastante complexo. E há várias maneiras de ver o problema. Quem é a favor só vê o lado bom e quem é contra só vê o lado mau. Mas se olharmos para este problema sem preconceitos, podemos ver claramente os dois lados. Até porque estamos a falar de pessoas, e como tal, há pessoas boas, com boas intenções e há pessoas más, ou sofridas, a quem o ocidente já lhes tirou tudo e nada têm a perder.

Os dois extremos são os seguintes: Por um lado, devemos ser solidários com estes povos que não têm a culpa do que está a acontecer no país deles, e acolhê-los da melhor forma que nos for possível, integrando-os na nossa sociedade. por outro, não podemos esquecer que a experiência nos mostra que muitos deles são fanáticos, e não só querem viver no ocidente e com boas condições de vida, como querem mudar a nossa forma de vida, os nossos hábitos e costumes, e querem impor os deles.

Estupidamente não percebem que ou vivemos num regime democrático e tolerante, e podemos ter uma sociedade desenvolvida e ordenada, com liberdade de expressão e as liberdades individuais de uma sociedade democrática, ou vivemos num fanatismo religioso, em que todos são obrigados a determinadas regras, e aí a sociedade transforma-se numa ditadura onde não há desenvolvimento, nem liberdade individual.

Se é de regimes totalitários e violentos que fogem, não faz sentido que queiram trazer para a nossa sociedade, o fanatismo religioso que transforma a sociedade naquilo que os faz fugir dos países deles.

É evidente que se vierem para cá em massa e se se reproduzirem a uma taxa muito superior à nossa, em pouco tempo quando eles forem mais de 50% da população europeia, nós somos comidos vivos se não nos submetermos à religião e às regras deles. Até porque como países democráticos que somos, vamos dar-lhes a oportunidade de eleger lideres através do voto, e não tenham duvidas que vamos ficar em minoria.

Na minha opinião, devemos acolher os que quiserem cá ficar, que venham por bem, e vivendo de acordo com as nossas regras democráticas, mas devemos ser rigorosos e exigentes, no sentido de não os deixarmos impor-nos o seu fanatismo religioso, como já se verifica em muitos países da Europa.

Quem quer viver numa sociedade tolerante, livre e democrática, tem que ser tolerante, livre e democrata.

Mas não tenho duvidas, que devido à diferença das civilizações das duas culturas e religiões, a melhor forma de os ajudarmos, é ajudarmos a que criem condições nos seus países, para que vivam em harmonia, de forma democrática e livre.

Já agora deixo uma perguntinha inocente... Porque razão é que estes refugiados arriscam a vida atravessando o mediterrâneo em condições perigosíssimas para vir viver para a Europa, quando têm ali mesmo ao lado e sem mar a separar, países bem mais ricos que os da Europa, onde se fala a mesma lingua e onde se partilham os costumes e até a religião? Será que não haverá manipulação nestas migrações sem sentido? Será que as cabecinhas pensadoras dos governantes europeus não pensam nisto? Será que podemos confiar nos palhaços que governam a Europa?

Sem comentários: