Lutar, até que o povo acorde. Neste blog publicarei as minhas opiniões e a de outros com as quais concorde. Denunciarei as injustiças e a corrupção de forma simples e pragmática para que os mais desatentos entendam a forma como somos roubados, por quem e para quem. Fá-lo-ei de forma anónima, usando o mesmo principio do voto secreto, e porque quero poder dizer o que penso sem condicionalismos de espécie nenhuma. Embora pensemos que vivemos num país democrático, o certo é que cada vez mais somos controlados pelos poderes e corporativismos instalados, que não olham a meios para atingir os fins.

É importante saber que não tenho partido, religião, clube ou qualquer outra doutrina ou forma de associativismo que condicione a minha forma de pensar. Tento estar atento ao que me rodeia e pauto-me pela independência, imparcialidade, justiça e bom censo.

Para uma melhor optimização da visualização do blog ao seu browser, enquanto pressiona a tecla "Ctrl", rode o cursor do rato e ajuste o blog ao seu monitor.

2012/10/15

Soares propõe governo de salvação nacional



Finalmente vejo alguns políticos, incluindo Mário Soares, a proporem a solução que eu propus há 3 meses neste mesmo blog, através de uma carta aberta ao Presidente. Esta carta foi enviada à Presidência da República, que amavelmente me enviou um aviso de receção, com um agradecimento pela mensagem, bem como o contributo que a mesma representa, ao exprimir a minha opinião sobre a atual situação do País.

Embora eu não acredite que Cavaco Silva tenha tomates para fazer um governo de iniciativa presidencial, com pessoas competentes e fora dos partidos políticos, era a única solução para mudar o sistema politico em Portugal, e fazer as reformas necessárias à retoma da democracia e da economia, ao fim da corrupção e ao desenvolvimento do país.

Exmo. Senhor Presidente da República

Portugal está a degradar-se de dia para dia. As famílias estão a desintegra-se, os pais não têm comida para dar aos filhos, e os portugueses estão a perder tudo, inclusive a dignidade. O facto de haver cada vez mais desempregados e pessoas desesperadas, que já perderam tudo e não têm mais nada a perder, está a fazer de Portugal uma perigosa bomba relógio pronta a explodir a qualquer momento. Os portugueses têm tido uma paciência irrepreensível, mas tudo tem limites.

Para piorar as coisas, os portugueses sentem que os sacrifícios não só não são partilhados por todos, como vêm alguns a viver escandalosamente bem, e pior, a enriquecer à conta dos sacrifícios de quem sempre pagou tudo e a quem sempre foram exigidos todos os sacrifícios.

Mais escandaloso ainda, é saber que Portugal paga à troika juros altíssimos pela divida publica, (mais do que gasta com o serviço nacional de saúde) e que podiam ser muito mais baixos, que o erário público é roubado através dos contratos criminosos com as 87 parcerias público-privadas, que o estado não acaba com as suas gorduras (13.740 organismos, entre direções gerais, Institutos, observatórios, fundações, empresas publicas municipais e centrais, e muitas mais), em que apenas 1.724 prestam contas ao estado. Nestes 13.740 organismos, maior parte deles inúteis, e com funções sobrepostas a outros, estão colocados gestores públicos (boys do PS, PSD e CDS e seus familiares e amigos). Segundo Marques Mendes, em apenas 1.520 destes organismos totalmente subsidiados pelo estado, trabalham 4.560 gestores públicos (boys), alguns com vencimentos mais altos do que os membros do governo, todos eles com carros, motoristas, secretárias e assessores. Tudo isto pago pelo orçamento geral do estado, ou seja, por todos nós com o dinheiro dos nossos impostos.

Nem nas leis se pode confiar, já que são feitas por escritórios de advogados privados, que além de receberem milhões para criar as leis, recebem milhões para dar pareceres sobre as leis pouco claras que eles próprios fizeram, e depois ainda vão vender a empresas privadas os “alçapões” que deixaram propositadamente nas leis para que alguns não as cumpram. A corrupção é uma praga nacional e a causa principal da crise em que estamos mergulhados, e aqui também as leis estão feitas para que nenhum corrupto seja condenado, nem sequer incomodado.

O pior de tudo, e que é completamente inconcebível e inaceitável, é que neste momento, não existe democracia nem estado de direito em Portugal, já que a justiça não funciona, e porque quem controla e dirige as instituições reguladoras que deviam fiscalizar o regular e legal funcionamento das instituições e empresas públicas e privadas, são exatamente as mesmas pessoas e empresas que deveriam ser objeto de fiscalização. Ou seja, são os ladrões que dirigem as operações da polícia.

O Governo perdeu toda a legitimidade política que lhe foi conferida pelo voto popular, na medida em que não cumpriu nenhuma das promessas eleitorais feitas ao povo português e razão pela qual recebeu o mandato da maioria dos portugueses que votou, com a agravante de não respeitar a constituição portuguesa e permitir que a democracia seja posta em causa, desrespeitando a lei das incompatibilidades, e colocando pessoas com conflito de interesses a controlar as entidades reguladoras e instituições fiscalizadoras, assim como nas comissões parlamentares de acompanhamento e de inquérito.

Como diz Paulo Morais (Vice presidente da ONG Transparência e Integridade), a Assembleia da Republica é um escritório de advogados em open-space e é a principal fonte de corrupção em Portugal, onde os deputados na sua condição de parlamentares, fiscalizam as suas próprias atividades enquanto advogados de empresas privadas. Por outras palavras, Portugal está a ser controlado e roubado por máfias e lóbis, que utilizam políticos corruptos de forma completamente livre e legal, já que são os próprios interessados e corruptos que fazem e fiscalizam as leis.

Na atual conjuntura, e porque estas diversas máfias gananciosas e ávidas de dinheiro que nos governam, não têm qualquer noção de quando parar com o espremer do povo, nem fazem a mais pálida ideia da situação completamente desesperante em que se encontra o povo português, porque eles vivem num mundo de abastança e prosperidade, se ninguém fizer nada, a panela de pressão vai mesmo explodir.

É óbvio que o governo está a contar com a polícia, e se necessário com o exército para reprimir o povo, (como já afirmou Passos Coelho), mas devo lembrar que os polícias são povo, e que além de estarem a ser muito maltratados, sentem a injustiça das desigualdades, e o exército já fez saber que não vai reprimir o povo que são no fundo quem os militares juraram defender, e a razão da sua própria existência. E claro, já toda a gente percebeu que quando o povo se revoltar, não só tem toda a legitimidade, como já vem tarde.

Como se prevê que a situação vá piorar e prolongar-se no tempo, é necessário alguém fazer alguma coisa. O Presidente da República tem o poder conferido pela constituição e pelo povo, e neste caso o dever, já que a democracia e a constituição estão postas em causa, de demitir o governo e dissolver a Assembleia da República.

Como os partidos políticos estão controlados pelas máfias e os lóbis que os sustentam e já provaram ao longo destas ultimas décadas que só servem para assaltar o erário publico, resta ao Presidente da Republica convidar alguém fora dos partidos e com provas dadas da sua honestidade e vontade de alterar o paradigma em que vivemos, para formar um governo de salvação nacional, que acabe com a corrupção, os roubos, os compadrios, e una Portugal, no caminho do desenvolvimento e criação de emprego.

O que se espera do Presidente da República, é que cumpra com honra e lealdade, as funções que lhe foram confiadas, e para as quais prestou juramento, que são defender a democracia e a constituição de Portugal, e o regular funcionamento das instituições. Portugal agradece.

Assokapa 15/07/2012

Sem comentários: