Lutar, até que o povo acorde. Neste blog publicarei as minhas opiniões e a de outros com as quais concorde. Denunciarei as injustiças e a corrupção de forma simples e pragmática para que os mais desatentos entendam a forma como somos roubados, por quem e para quem. Fá-lo-ei de forma anónima, usando o mesmo principio do voto secreto, e porque quero poder dizer o que penso sem condicionalismos de espécie nenhuma. Embora pensemos que vivemos num país democrático, o certo é que cada vez mais somos controlados pelos poderes e corporativismos instalados, que não olham a meios para atingir os fins.

É importante saber que não tenho partido, religião, clube ou qualquer outra doutrina ou forma de associativismo que condicione a minha forma de pensar. Tento estar atento ao que me rodeia e pauto-me pela independência, imparcialidade, justiça e bom censo.

Para uma melhor optimização da visualização do blog ao seu browser, enquanto pressiona a tecla "Ctrl", rode o cursor do rato e ajuste o blog ao seu monitor.

2013/11/23

Portugal subsidia a Alemanha

Sabia que…  ao contrário do que nos dizem, são os cidadãos dos países resgatados e com intervenção da troika que estão a ajudar e a subsidiar os cidadãos dos países ditos ricos?

Pois é…  na Europa diz-se que são os países ricos que ajudam a Grécia, Portugal, Irlanda e a Espanha, mas é exactamente ao contrário.  Analisemos profundamente o que se está a passar para entendermos este fenómeno. 

Antes de rebentar a bolha imobiliária e a instalação da crise, os bancos privados dos países ricos (América, Alemanha, França e Reino unido, etc.) emprestavam dinheiro sem garantias bancárias aos bancos privados da Grécia, de Portugal e da Irlanda e faziam investimentos imobiliários nestes países.

Quando rebentou a crise e se instalou o pânico, os bancos privados dos países pobres não tinham dinheiro para pagar as suas dividas aos bancos credores dos países ricos e entraram em falência técnica.

Até aqui tudo normal. Quando um banco privado empresta dinheiro a outro banco privado sem garantias bancárias, está sujeito a que se o banco devedor for à falência, o banco credor perde esse dinheiro. Neste caso, vários bancos de países ricos iam à falência, e seriam os cidadãos (investidores) desses países que deveriam perder as suas economias. Quem empresta dinheiro sem garantias bancárias ou faz investimentos arriscados, está sujeito a perder dinheiro se as coisas correrem mal.

Entretanto, os bancos privados portugueses, sem dinheiro para pagar os empréstimos, e a precisar de mais dinheiro para alimentar os seus accionistas e os seus ordenados milionários, vão ter com os corruptos que estão no governo e que lá foram colocados por eles, que são seus empregados, e que lhes devem obediência através das maçonarias, e dizem-lhes que precisam que o estado português vá pedir dinheiro à Europa e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para que eles não vão à falência.

Os ladrões que estão no governo (e que tomaram o poder com programas de governo fraudulentos) dizem aos cidadãos dos seus países que não há dinheiro para pagar os ordenados dos funcionários públicos e sustentar o estado social e assim concretizam o pedido de empréstimo, que para além de resolver o problema dos bancos privados, ajuda a que o governo possa cumprir as suas pretensões ideológicas, cortar nos ordenados e no estado social com a desculpa que são exigências da troika. Com esta manobra conseguem outra coisa fantástica, passam a divida dos bancos que é privada,  para uma divida publica, ou seja de todos nós. A maior parte do dinheiro emprestado a Portugal foi todo para os bancos poderem pagar as suas dividas aos bancos alemães.

O mais nojento disto tudo, é o que os bancos dos países ricos (credores) que emprestaram o dinheiro sem garantias aos bancos dos países pobres (devedores) que deviam ficar a arder com o dinheiro que emprestaram sem garantias, além de reaverem o dinheiro que deveriam ter perdido, ainda o fazem com juros caríssimos. Por outro lado, os bancos portugueses e dos outros países sob resgate, para além de receberem dinheiro de todos nós para pagar uma divida que é deles, ainda o fazem cobrando-nos juros, através da compra de divida publica, cobrando juros mais altos do que os juros que pagam graças à garantia do estado Português.

Resumindo… foram os cidadãos dos países pobres e sob resgate que ficaram devedores do dinheiro que foi pago aos países ricos, para que os cidadãos dos países ricos não perdessem as suas economias, resultado da falência dos seus bancos privados que emprestaram dinheiro a bancos privados dos países agora intervencionados, sem garantias bancárias.

Assokapa

Este filme explica bem toda esta problemática:



2 comentários:

Ricardo disse...

Ora aí está boa parte da verdade(sim porque ainda há mais gatos escondidos)a qual tem sido subvertida para endrominar o povinho em geral e os pagantes contribuintes em particular.Outra verdade é que a entrada no euro(tudo começou no tratado de Mastricht)foi a porta de entrada para tudo isto que estamos a ver.Não é por acaso que o PS tuga (além dos dois partidos agora no governo)continua a apoiar a nossa continuação no euro.E o mais triste e trágico é que não há solução viável dentro do parlamento actual.

Assokapa disse...

É verdade. Mas o mal nem será estarmos ou não estarmos no euro, mas sim termos políticos corruptos que roubam para os bancos.

Dentro ou fora do euro, seria possível sermos um país competitivo.

De qualquer forma, penso que fora do euro podamos crescer mais, já que podíamos adaptar a nossa economia às nossas necessidades. Enquanto estivermos sob alçada de outros países mais fortes, estaremos sempre mais vulneráveis.